Blog

Home/desenvolvimento de websites/Desenvolvedores criam elemento HTML para acelerar internet

Desenvolvedores criam elemento HTML para acelerar internet

Acelerar a internet tem sido um dos principais desafios da tecnologia nos últimos anos. Ao que tudo indica, a web poderá finalmente ter um upgrade significativo na velocidade – não pelos gadgets ou provedores, mas graças a um novo elemento HTML.

Trata-se do Picture (ou), cotado para substituir o comando. O Picture foi criado por um grupo de desenvolvedores chamado Responsive Images Community Group (RICG) que percebeu que as fotos são o principal motivo para a lentidão no carregamento de uma página.

De acordo com pesquisa do HTTP Archive, o tamanho médio de uma página entre os 1.000 maiores sites na web é 1,7MB. Destes, 1MB é ocupado apenas por imagens.

A ideia é que as imagens funcionem como um site responsivo, modelo criado em 2010 como alternativa à versão móvel. No site responsivo, layout e texto se ajustam conforme a tela do usuário por conta de larguras flexíveis, isto é, funcionam da mesma forma se o acesso for feito em um smartphone, tablet ou desktop.

O problema é que, no site responsivo, as fotos são redimensionadas para caber em telas menores para preservar o layout do conteúdo, o que significava carregar imagens grandes com a intenção de nunca visualizá-las em resolução máxima.

Com o Picture, o navegador terá a oportunidade de avaliar o elemento de acordo com as regras que o desenvolvedor especificar e, só depois, escolher a melhor imagem seguindo os critérios. Assim, se o usuário estiver vendo um site pelo conexão 3G no celular, o browser poderá impedir que a foto seja carregada em alta resolução, aumentando a velocidade e consumindo menos banda. Além disso, a ideia é que o img continue disponível para, caso o browser seja antigo e não possa ler as regras, ele entenda o elemento como uma alternativa.

O Picture funciona por meio do motor Blink e foi desenvolvido via financiamento coletivo. Segundo o Ars Technica, o Picture estará disponível no Chrome e no Firefox até o final do ano. No Opera, ele deverá ser implementado num futuro próximo. Já a Apple vai adicionar o suporte por meio do WebKit, contudo, ele não deverá estar pronto a tempo do Safari 8. Por fim, a Microsoft estaria considerando o Picture numa próxima versão do Internet Explorer.

FOnte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/43884/43884

Written by

Somos especialistas em desenvolvimento de sites Wordpress em Bh

Leave a Comment

Me chame no Whatsapp Agora!