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Cuidado com o uso de links patrocinados: problemas para o anunciante e para o motor de buscas

Antes de tudo, é necessário você trabalhar com uma agência que entenda e conheça  sobre este assunto. Afinal, para o sucesso de suas campanhas o conhecimento sobre a ferramenta é algo imprescindível. Muitas agências podem se dizer entendedoras do assunto, porém, somente as certificadas podem garantir isso. É uma garantia aos parâmetros de boas práticas na montagem das campanhas.

Seguem abaixo os cuidados sobre o uso indiscriminado dos links patrocinados:

 

Você, com certeza, já fez uma busca online por um produto e se deparou com a oferta de outro de marca concorrente dentre os primeiros resultados. Não se trata de mera coincidência: muito provavelmente, o fornecedor do produto anunciado pagou à ferramenta de busca para que sua oferta fosse associada à marca concorrente pesquisada e aparecesse em destaque.

Pode parecer algo inofensivo, mas a confusão do consumidor e os prejuízos ao concorrente podem gerar a responsabilização tanto do anunciante como da ferramenta de buscas.

 

Uso da marca de concorrente como palavra-chave

 

A situação narrada acima envolve os links patrocinados, uma ferramenta disponibilizada pelos motores de busca para aproximar anunciantes de seu mercado-alvo, por meio de uma associação entre websites e determinadas expressões.

 

Nesse processo, palavras-chave são escolhidas por um anunciante, que terá seu website exibido dentre os primeiros resultados, sempre que elas forem pesquisadas na ferramenta de buscas.

 

O problema existe quando anunciantes escolhem como palavras-chave elementos distintivos, incluindo marcas dos concorrentes. No Brasil, a jurisprudência, de forma geral, é de que há nesses casos uma tentativa de desvio de clientela e aproveitamento parasitário por quem cria essa espécie de associação indevida. Nesse sentido, os anunciantes poderão ser responsabilizados pelas práticas de concorrência desleal e violação de marca. Em um julgado relativamente recente do STJ, fala-se até em uma necessidade de regulamentação do mercado de links patrocinados por conta de condutas como essa.

 

Por isso é necessário um trabalho focado nas diretrizes e no conhecimento aprofundado da ferramenta. Estes erros podem até parecer pequenos, porém, eles podem definir o sucesso da sua campanha.

 

Responsabilidade do provedor do serviço de buscas

 

Sob o Marco Civil da Internet, um provedor de serviços não pode ser responsabilizado por conteúdo gerado por terceiros se não tiver o controle editorial, estando apenas obrigado a remover tal conteúdo mediante ordem judicial.

 

Entretanto, isso não se aplica no caso de links patrocinados que utilizem sinais distintivos de concorrentes — por conta da atuação ativa na disponibilização dos links, sendo possível um efetivo controle de conteúdo, os buscadores poderão sim ser responsabilizados. Os críticos desse posicionamento entendem que isso poderá inviabilizar o mercado dos links patrocinados, por exigir do provedor do serviço de buscas um empenho desarrazoado no controle de palavras-chave.

 

Sem dúvida, os links patrocinados são uma excelente ferramenta, eficaz e relativamente barata para alavancar vendas de produtos e serviços ofertados online. Entretanto, a escolha das palavras-chave deve ser feita com muita atenção.

 

 

Observando todos estes problemas com o uso indiscriminado dos links patrocinados, é preciso se manter atento à agência que irá conduzir suas campanhas. Procure saber mais sobre a certificação da empresa de interesse. A Netuna conhece a ferramenta e utiliza estes conhecimentos para alcançar o sucesso para os seus clientes.

Além de sua certificação, a agência se mantém atenta ao mercado e ao ambiente do cliente.

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